O Hospital da Bonecada regressa, desta vez ao Centro Comercial Colombo, para a sua 24.ª edição, que decorrerá de 23 de abril a 4 de maio, na Praça Central, com entrada gratuita das 10h às 21h. Este ano, o evento destaca “A Criança e as Emoções”, sublinhando a importância do bem-estar emocional no desenvolvimento infantil.
Com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), representado graficamente pela marca SOL – Saúde Oral em Lisboa, o projeto visa não só aproximar as crianças do ambiente médico de forma lúdica, mas também erradicar a chamada “síndrome da bata branca”. Neste hospital-modelo, os mais pequenos levam os seus bonecos para consultas e tratamentos fictícios, interagindo com estudantes de diversos cursos da área da saúde que assumem o papel de profissionais.
A iniciativa, que teve origem no Hospital D. Estefânia em 2001, inspirada no projeto europeu “Teddy Bear®” da EMSA (European Medical Students Association), é organizada pela Associação de Estudantes da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (AENMS), e já recebeu o Prémio Hospital do Futuro da Sociedade Portuguesa de Pediatria, reconhecendo o seu impacto na humanização dos cuidados de saúde.
Nesta edição, o Hospital da Bonecada ganha um reforço especial: além de recriar um percurso hospitalar completo com 14 salas interativas, como Triagem, Bloco Operatório e Fisioterapia, os fundos angariados serão doados à organização não-governamental ANA (Acolher, Nutrir, Amar), que apoia crianças guineenses em tratamento médico e acolhimento social.
Com mais de 1100 voluntários envolvidos, esta iniciativa não só promove o contacto das crianças com o ambiente hospitalar de forma positiva, como também contribui para a formação dos futuros profissionais de saúde, incentivando competências essenciais como comunicação e empatia.