Investigação

Voltar para Página inicial

Como funciona o nosso serviço?

Propostas Terapêuticas em Oligodontia: a propósito de casos clínicos (revisão narrativa)  

No 29º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, realizado em formato online em novembro de 2020, foi apresentado o póster de revisão bibliográfica acerca da temática oligodontia. 

Da autoria dos médicos dentistas Joana Figueiredo, Gabriela Balixa, André Brandão Almeida e da higienista oral Rita Sardinha, este trabalho de investigação teve como objetivo principal identificar, na literatura, linhas orientadoras para a abordagem terapêutica sistemática destes casos, durante o período da infância e adolescência. 

A oligodontia é uma condição clínica que se caracteriza pela ausência congénita de vários dentes permanentes necessitando de uma abordagem e monitorização específica. 

Os autores concluíram que, apesar de não existir nenhuma orientação específica e standard para a abordagem desta condição, é fundamental que exista um acompanhamento regular destes pacientes consciencializando os próprios e os seus cuidadores que podem existir, ao longo do crescimento, diferentes abordagens e planos de tratamento.