“Exemplos de modelos de cuidados de saúde nos países de língua portuguesa” foi o tema de uma das sessões do 45º Congresso Internacional dos Hospitais, um evento que reúne os membros da International Hospital Federation (IHF) e que junta no mesmo espaço líderes de hospitais, serviços e organizações de saúde de todo o mundo, com os objetivos de debater as principais linhas condutoras de políticas nacionais e internacionais, gestão, liderança, assim como tendências e soluções de financiamento na saúde.
Presente no evento em representação da SCML esteve a diretora da Saúde Santa Casa (DISSC), Tânia Matos, que apresentou o SOL como um exemplo a seguir ao nível dos cuidados de saúde oral. Na sua intervenção, a responsável salientou a resposta inovadora e pioneira deste serviço em Portugal, o qual considerou ser um modelo replicável de complementaridade ou alternativo ao Serviço Nacional de Saúde.
O 45º Congresso Internacional dos Hospitais, organizado pela Autoridade de Saúde do Dubai, é um dos mais importantes fóruns globais de saúde, constituindo uma oportunidade rara para se partilhar experiências e conhecimentos, além de promover o diálogo sobre as melhores práticas na área da saúde.
No Dubai, os membros da IHF tiveram oportunidade para demonstrar o resultado das iniciativas realizadas nos seus países de origem contribuindo, assim, para a disseminação de boas práticas e do conhecimento.
A Autoridade de Saúde do Dubai foi a co-organizadora do 45º Congresso Internacional dos Hospitais da IHF. Realizado sob o patrocínio do Sheikh Hamdan bin Mohammed bin Rashi Al Maktoum, príncipe herdeiro de Dubai e presidente do Conselho Executivo do emirado, o evento esteve este ano subordinado ao tema “Aprendizagem Global, Ações Locais: Cuidados de Saúde Sustentáveis”.