Cuidar da saúde oral significa mais do que manter os dentes brancos e alinhados. As doenças da boca constituem um sério problema de saúde que afetam uma parte significativa da população e que são alvo de “combate” no Serviço Odontopediátrico de Lisboa (SOL). Por lá, já passaram mais de 21 mil crianças e jovens, em quase cinco anos de existência.
Esta quinta-feira, dia 20 de março, assinala-se o Dia Mundial da Saúde Oral, uma data que é comemorada anualmente com campanhas de sensibilização e promoção da saúde da boca e dos dentes. Mas no SOL, a efeméride é sinalizada todos os dias. Em quase seis anos de existência, 21. 536 utentes de 76 nacionalidades distintas entraram já no número 219A da Avenida Almirante Reis, em Lisboa, para aprender a cuidar da saúde oral e tratar de algumas das principais doenças, como a cárie dentária e as doenças periodontais. Os números são significativos, crescem de ano para ano e traduzem-se numa média de 180 consultas diárias a decorrer nos 11 gabinetes disponíveis neste equipamento da Misericórdia de Lisboa.
Criado em 2019, o Serviço Odontopediátrico de Lisboa disponibiliza cuidados de saúde isentos de custos aos cidadãos até aos 18 anos de idade que sejam residentes no concelho de Lisboa, num projeto único em Portugal, país onde doenças como a cárie dentária ou as doenças periodontais afetam uma parte substancial da população, influenciado os seus níveis de saúde, de bem-estar e de qualidade de vida.
Além da prestação e acompanhamento de cuidados de saúde oral, a atividade do SOL vai mais longe. A realização de reuniões clínicas é frequente, assim como a participação dos profissionais em congressos, pós-graduações e investigação científica. Cuidar e inovar é o propósito a seguir neste equipamento da Misericórdia de Lisboa, onde os sorrisos significam muito mais do que uma mera questão estética.
Dia Mundial da Saúde Oral
O Dia Mundial da Saúde Oral é uma iniciativa da World Dental Federation, destinando-se a alertar para a importância da saúde oral ou não estivessem as doenças da boca e dos dentes entre as patologias crónicas mais comuns a nível mundial. Os números não deixam margem para dúvidas: 90% da população de todo o mundo está em risco de sofrer de algum tipo de patologia oral, desde lesões de cárie e doenças periodontais até ao cancro oral.
Ao nível da população infantil e juvenil, as doenças orais constituem um dos principais problemas de saúde, situação motivada pelo facto do custo elevado dos tratamentos terem profundos impactos socioeconómicos no seio familiar. A cárie dentária (destruição progressiva da estrutura dentária) e a doença periodontal (destruição dos tecidos que ligam o dente ao osso) são as doenças mais frequentes na cavidade oral.
Uma boca saudável é fundamental para a saúde em geral. Mais do que uma questão estética, uma boa saúde oral permitirá uma adequada função mastigatória, respiratória e fonética.