Investigação

Voltar para Página inicial

Como funciona o nosso serviço?

Diamino Fluoreto de Prata – Abordagem não invasiva da cárie numa população pediátrica

Foi no XLV Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária que o Serviço Odontopediátrico de Lisboa apresentou mais uma investigação, em formato de póster, com o tema “Diamino Fluoreto de Prata – Abordagem não invasiva da cárie numa população pediátrica”.

Este póster de investigação esteve disponível para consulta e apresentação ao longo de todo o congresso, que se realizou nos dias 10 e 11 de outubro de 2025, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz.

Os autores da investigação foram as Médicas Dentistas Ana Patrícia Taveira, Gabriela Balixa, Joana Figueiredo e Margarida Simões, o Médico Dentista e Administrador da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa André Brandão de Almeida e o Prof. Doutor Luís Proença, docente na Egas Moniz School of Health and Science.

O Diamino Fluoreto de Prata (DFP) é seguro, eficaz, simples e rápido de aplicar, tornando-o bastante apelativo de utilização em diversas situações, nomeadamente, em contexto de saúde pública na abordagem da Cárie Precoce de Infância. A investigação apresentada teve como objetivo avaliar o impacto da terapêutica com DFP numa população pediátrica, para diferentes indicações clínicas. Através deste estudo que incluiu 28 crianças, das quais 24 foi possível o follow up, registaram-se 47 lesões de cárie tratadas, em que 70,2% destas estáveis no período de 6 a 12 meses.

Os autores consideraram que este estudo preliminar contribui para o desenho de futuras e importantes investigações sobre o DFP, recomendando amostras maiores e a definição de critérios de estabilidade uniformizados como o índice ICDAS (International Caries Detection and Assessment System).