É com grande satisfação que o Serviço Odontopediátrico de Lisboa vê mais um artigo científico publicado numa revista internacional. Foi no dia 1 de dezembro de 2025 que um estudo piloto, em articulação com o Serviço de Estomatologia da Unidade Local de Saúde Santa Maria, cujo primeiro autor é o Médico Dentista e atual Administrador da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, André Brandão de Almeida, foi publicado na revista Children.
Esta investigação intitulada “The Implementation of Infrared Thermography as Complementary Diagnostic Tool in Orthodontic Treatment Plan—Pilot Study” tinha como objetivo correlacionar possíveis relações entre os achados termográficos de determinadas estruturas orofaciais e os pontos de referência cefalométricos.
A termografia constituiu-se como uma técnica de imagem não invasiva e não ionizante, capaz de registar de forma rápida e precisa variações térmicas na superfície dos tecidos, captando a emissão de calor através da radiação infravermelha que é emitida pelo corpo. No contexto da medicina dentária, especialmente nas áreas da ortodontia e disfunções temporomandibulares (DTM), apresenta-se como um recurso complementar promissor, potencialmente integrável aos protocolos de diagnóstico convencionais, contribuindo para uma abordagem mais abrangente e precisa.
Os resultados obtidos sugerem que esta técnica pode ser utilizada para quantificar pontos anatómicos relevantes para a morfologia craniofacial em populações específicas, nomeadamente em idades em que a atividade muscular funcional é fortemente correlacionada com o desenvolvimento dentoesquelético.
Consulte o artigo completo em: https://www.mdpi.com/2227-9067/12/12/1635