HOME . O QUE FAZEMOS

O que fazemos

Garantimos cuidados de saúde oral, isentos de qualquer taxa ou pagamento, à população com idade inferior a 18 anos, residente ou estudante na cidade de Lisboa;

Iniciamos a assistência precoce, por volta dos 6 meses de vida;

Privilegiamos uma abordagem educativa (Pais) e preventiva (filhos);

Definimos o foco da atuação na manutenção da saúde e na prevenção da doença;

Asseguramos a integralidade nas ações de saúde oral, regida pelos princípios universais da ética em saúde, articulando o individual com o coletivo, a promoção e a prevenção com o tratamento e a reabilitação da saúde oral;

Disseminamos o conceito de saúde oral como um direito, com ênfase na atenção precoce e na criação de hábitos saudáveis;

Consciencializamos os pais/encarregados de educação sobre a importância do trabalho preventivo precoce, por forma a melhorar a saúde oral e a qualidade de vida das crianças;

Diagnosticamos precocemente as doenças orais;

Contribuímos para a diminuição dos índices das doenças da boca na população
O QUE FAZEMOS

Consultas

A ortodontia dedica-se ao diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas ou irregularidades dentárias e faciais. Permite a correção dos problemas de mau posicionamento dentário e problemas de desenvolvimentos dos maxilares.

A odontopediatria é a especialidade direcionada para o tratamento de bebés, crianças e adolescentes. A primeira consulta deve ser feita aos 6 meses de idade, de modo a estabelecer um programa preventivo de saúde oral e detetar e corrigir hábitos que possam ser prejudiciais.

A endodontia é o ramo da medicina dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento da patologia da polpa dentária e dos tecidos que rodeiam as raízes. A polpa dentária é o órgão (composto por nervos, vasos sanguíneos, etc) que se encontra no interior do dente.

Na higiene oral são realizados tratamentos preventivos na área da medicina dentária. Um dos principais objetivos das consultas de higiene oral é a educação e promoção de bons hábitos de saúde oral, para a manutenção de um sorriso saudável.

A periodontologia estuda e trata as doenças que afetam os tecidos que suportam os dentes, desde a gengiva até ao osso. A doença periodontal deve ser tratada precocemente, para evitar que se agrave e cause a perda dos dentes.

A cirurgia oral dedica-se também ao diagnóstico, mas sobretudo ao tratamento cirúrgico das alterações, lesões e patologias da cavidade oral e estruturas anexas.

A dentisteria trata as lesões dos dentes, sejam elas causadas por cárie dentária, traumatismo ou outra razão. O tratamento destas lesões é realizado com materiais que substituem a estrutura do dente perdido.

A patologia oral ocupa-se do diagnóstico e tratamento médico das patologias que afetam os tecidos duros (dentes e ossos maxilares) e moles (gengivas, mucosas, língua e lábios) da cavidade oral, bem como das estruturas anexas.

CONSULTAS

Tecnologias

Equipamentos de radiologia intraoral e ortopantomógrafo com telerradiografia que permitem que estes meios complementares de diagnóstico sejam realizados sem recurso a entidades ou serviços externos e de forma completamente digital.

O microscópio é um recurso tecnológico e diferenciado que auxilia sobretudo nos tratamentos endodônticos por meio da realização de um diagnóstico preciso e, consequentemente, de um tratamento mais eficaz. O uso deste recurso demonstra, já com vasta evidência científica, uma diferença significativa na taxa de sucesso dos tratamentos realizados.

Através desta técnica, e de forma adequada e segura, reduz-se o medo ou a ansiedade e claro a dor. Com sedação consciente, o paciente não adormece. O controlo da dor e da ansiedade em pacientes é um dos aspetos mais importantes para poder dar os tratamentos necessários sem afetá-los de forma negativa. Pacientes que sofrem de ansiedade ou que têm medo ou fobia ao médico dentista podem receber este tipo de sedação.

Sistema de anestesia dentária sem dor e desconforto. Método de administração de anestesia computadorizada que controla e regula automaticamente o fluxo e a pressão, e possuidor de uma precisão na utilização da agulha, sem risco de desvio e falhas.

Os sistemas de cirurgia ultrassónica são equipamentos modernos e precisos, e são essenciais nos tratamentos modernos de cirurgia avançada, oferecendo períodos de tratamento reduzidos e procedimentos mais precisos e sem stress. Auxiliam ainda na diminuição da dor e na aceleração do processo de cicatrização. Este sistema produz uma vibração ultrassónica, tornando-o capaz de realizar cortes seletivos do osso, preservando os tecidos delicados como tecidos nervosos e vasculares protegendo estes tecidos contra danos mecânicos colaterais.

As câmeras intraorais oferecem uma ajuda importante nos tratamentos e fomentam a compreensão do paciente sobre os tratamentos necessários. Com o uso da imagem ampliada e de alta-definição é possível partilhar com os pacientes uma visão fidedigna e precisa do estado dos tecidos internos da boca, sejam dentes, gengivas, palato, mucosas ou outros tecidos moles. Deste modo, os pacientes compreendem melhor a real necessidade do tratamento.

São ferramentas para Ortodontia que permitem a análise de modelos digitais, diagnósticos, planeamento digital e apresentação de casos ao paciente. Permitem maior precisão no diagnóstico, economia de tempo e maior previsibilidade e visibilidade. Comunicam visualmente o diagnóstico e o plano de tratamento de forma que o paciente o compreenda, aumentando sua confiança. Mostram o resultado final do tratamento através de uma simulação 3D.

Com a utilização do scanner intraoral e de moldagens digitais, o médico dentista ganha em agilidade e o paciente tem mais conforto. O scanner reproduz digitalmente em 3D todos os detalhes da boca do paciente, permitindo a realização de impressões de forma digital e com grande precisão, eliminando as impressões tradicionais, mais demoradas, menos precisas e cujos materiais causam desconforto.

São utilizados os processos de esterilização mais rigorosos para garantir a desinfeção total do material utilizado nas consultas e garantir que são cumpridos os mais altos padrões de qualidade e segurança.

O nosso compromisso com a educação, formação contínua, investigação e pesquisa bibliográfica permite-nos estar na vanguarda da implementação de novas práticas de saúde, nomeadamente no que se refere a tratamentos pioneiros, procedimentos mais modernos, e técnicas de última geração.

Avançamos de mãos dadas com a evidência científica mais atual. Nesse sentido procuramos capacitar os nossos profissionais com formação atualizada e permanente, e dar a oportunidade de investigação e apresentação de casos clínicos e publicações científicas em revistas da especialidade e em congressos de sociedades científicas nacionais e internacionais.

TECNOLOGIAS