HOME . SOBRE NÓS

Sobre nós

Quem somos

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa disponibiliza um serviço de Medicina Dentária Pediátrica especializado, constituído por uma equipa com elevada formação e experiência e dotado de equipamentos modernos e de uma avançada tecnologia, orientado para prestar cuidados de qualidade, apostando na inovação, rigor científico e excelência.

Prestamos um conjunto de serviços abrangente e diferenciador em todas as especialidades médico-dentárias a crianças e jovens.

Missão

Temos como missão prestar cuidados de saúde oral a crianças e jovens da cidade de Lisboa, cuidados que se destacam pela proximidade, personalização e qualidade do serviço, apostando na inovação, melhoria contínua da qualidade, promovendo e envolvendo o utente e a sua família como agente de mudança da sua saúde.

SOBRE NÓS

Valores

Exercemos a nossa atividade com base em valores, atitudes e práticas humanistas, num quadro de permanente e atuante disponibilidade, de dignificação humana e profissional.

Objetivo

De forma pioneira, pretendemos atuar na efetiva promoção da saúde oral e prevenção da doença, apostando sobretudo na orientação e motivação da família/cuidadores para a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis pelos mais novos, bem como disponibilizar o tratamento mais adequado em função das especificidades de cada faixa etária, de acordo com as melhores práticas e com recurso às mais diferenciadas tecnologias.

Portugal ocupa, em vários índices sobre saúde oral, os últimos lugares de todos os países da União Europeia e as necessidades da população estão longe do que seria desejável, quer em quantidade, quer, sobretudo, em qualidade.

O êxito já alcançado por programas de atenção precoce à Saúde Oral em alguns países demonstra que existe uma prolongada ausência de cáries em crianças que recebem cuidados desde os primeiros meses de vida, sugerindo que este pode ser um grupo alvo importante, onde é possível a organização de programas de Promoção da Saúde Oral.

O atendimento por especialistas deverá ser realizado logo aos 6 meses de idade e de forma regular, para que seja possível acompanhar o desenvolvimento e corrigir atempadamente possíveis patologias.

Comparativamente aos Estados membros da União Europeia mais desenvolvidos, estamos confrontados com elevados índices de cárie dentária e periodontopatias de que resulta uma percentagem significativa de pessoas com problemas de saúde oral graves. A Organização Mundial de Saúde (OMS) sublinha esta realidade, e reforça a necessidade de tanto os decisores políticos como todos os profissionais da saúde compreenderem este problema, atuando de forma preventiva e disponibilizando tratamento adequado à população.

Razões pelas quais acreditamos que o SOL vem fazer a diferença pela oportuna estratégia de intervenção numa área carenciada, mas que se reveste de vital importância para a saúde global da população.

Equipa

Temos uma equipa de prestígio, composta por profissionais com amplo conhecimento em Odontopediatria, Ortodontia, Endodontia, Cirurgia oral e Higiene oral e uma clara vocação para a saúde oral de crianças e jovens, o que se traduz num atendimento altamente especializado e adequado às especificidades de cada faixa etária.

Move-nos o compromisso para a qualidade, tendo em vista os melhores resultados para o utente.

EQUIPA
Dr. André Brandão de Almeida
Coordenador e Diretor Clínico - Médico dentista
Dra. Gabriela Balixa
Médica dentista - Especialista em Odontopediatria
Dra. Clara Ramos Fontinha
Médica dentista - Especialista em Ortodontia
Dra. Joana Figueiredo
Médica dentista
Dra. Marta Marques da Silva
Médica dentista
Dra. Margarida Simões
Médica dentista
Dra. Carina Simão
Médica dentista
Dra. Raquel Araújo
Médica dentista
Dra. Rita Salgado Rodrigues
Médica dentista
Dra. Rita Cerqueira Mendes
Médica dentista
HO Sara Neves
Higienista oral
HO Carina Calisto
Higienista oral
HO Rita Sardinha
Higienista oral
Equipa SOL